Quem passa pelas ruas aconchegantes da Vila Humaitá em Santo André mal sabe das curiosidades e histórias por trás do local. Para chegarmos a este ponto, no entanto, vale uma breve retomada a história do local que abriga a vila: a cidade de Santo André.
• Em 8 de abril de 1553, o bandeirante João Ramalho, que já vivia no Brasil desde 1500, recebeu um documento garantindo-lhe a posse das terras que hoje constituem a região do Grande ABC. Batizou-as de Santo André da Borda do Campo e dominou as até 1560.
• A Santo André de hoje, no entanto, nasceu no século XIX com a passagem da Estrada de Ferro São Paulo Railway (a SPR ou Inglesa), que começou a ser construída em 1860. No ano seguinte, começou a ser formado o primeiro povoado do atual território de Santo André, denominado Alto da Serra ou Vila de Paranapiacaba, que pode ter sua fase inicial dividida em três partes: 1861, data do início da formação da Vila Velha; 1862, ano em que se inicia a formação da parte alta (morro); 1898, início da formação de Vila Nova. Foi inclusive junto com a Vila Homero Thon que surgiu a Vila Humaitá.
• E é aí que entram as peculiaridades deste bairro, como parte constituinte do ABC, o local também recebeu fortes influências da Igreja Católica. Tanto que hoje na região encontramos a Paróquia Nossa Senhora das Graças, localizada na Rua Junqueira e bem próxima (à 4 minutos do Residencial Queiroz Filho, localizado na avenida de mesmo nome).
• Foi lá que nasceram manifestações folclóricas anteriormente, por exemplo: As Pastorinhas de Vila Humaitá. Como anúncio do nascimento de Jesus, as mulheres da região passavam entre os lares do local, nos dias 08 de dezembro e 06 de janeiro, cantarolando cantigas tradicionais e populares.
Foi esta mesma capela que abrigou a criação do time de futebol da vila. E aqui vale um detalhe bem interessante desta história toda:
• Você sabe quem foi Queiroz Filho?
Numa época que historiadores definem como de superficialidade e descrença na política brasileira, Queiroz Filho soube desempenhar com grandeza as funções de Promotor e Procurador de Justiça, Politico, Escritor, Jurista, mas sempre professando fervorosa fé justamente católica- percussora integrante da formação da Vila Humaitá e que hoje, dá vez a uma importante avenida com o mesmo nome da figura pública.
Em uma analise mais profunda da biografia de sua personalidade, é possível notar casos práticos que endossam como Queiroz impostou seu modo de vida com base no respeito ao outro, na família, na vizinhança, no trabalho e nas diversas relações com os outros seres humanos, mesmo no âmbito internacional.
Interessante, não é mesmo? Quer saber mais detalhes de como é viver no melhor do ABC Paulista? Acompanhe as redes sociais da Construtora Grande ABC- Tradição e experiência no mercado da construção civil desde 1.980.