Uma das formas de realizar o sonho da casa própria é através do financiamento. Há diversas maneiras de financiar um imóvel. O que os diferencia são as condições de pagamento, como as taxas de juros cobradas, a duração dos contratos e quanto do valor do imóvel pode ser financiado.
Você sabe como funciona o processo? Confira esse artigo para entender!
Tipos de financiamento
Os financiamentos para compra de um imóvel podem ser realizados com a utilização de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ou do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), e há ainda a opção de financiamento direto com a construtora.
Financiamentos pelo FGTS
O financiamento com a utilização de recursos do FGTS faz parte do Sistema Financeiro de Habitação (SFH). O valor do imóvel e o do financiamento têm limites que variam periodicamente. Só é permitida a participação de pessoas com uma determinada renda familiar máxima, que varia de acordo com a região do país. As taxas de juros cobradas nesse caso também são mais baixas que no SBPE, devendo obedecer um limite.
Para saber mais sobre as regras de utilização do FGTS, acesse www.fgts.gov.br.
Financiamentos pelo SBPE
No SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo), não há limite de renda. Quando o valor do imóvel financiado está nos limites do SFH, as taxas de juros não podem ser superiores a 12% ao ano, já no caso do financiamento ser realizado pelo SBPE, mas fora dos limites do SFH, essas taxas de juros podem ser maiores que 12%.
Construtoras
Os financiamentos feitos diretamente com as construtoras costumam oferecer maior flexibilidade de negociação. Não há imposição de limites sobre os valores financiados, renda ou taxas de juros.
Após a escolha do imóvel e do banco, o primeiro passo é ir até uma agência e conversar com um gerente para iniciar as etapas que permitirão a liberação de crédito para a compra.
Documentos
Para começar o processo, será necessário apresentar originais e cópias do RG e CPF, comprovantes de estado civil e de renda (holerites, extratos bancários e declaração completa de imposto de renda).
No caso dos autônomos, é possível comprovar renda por meio do contrato de prestação de serviços, declaração do Imposto de Renda, declaração do sindicato da categoria, recibo de recebimento por trabalhos prestados ou uma Declaração Comprobatória de Recepção de Rendimentos (Decore), feita por contador.
Análise cadastral
A análise cadastral consiste na verificação de nome nos cadastros de inadimplentes (como a Serasa) e outras fontes de consulta a critério de cada instituição. Não havendo problemas, é aprovada a liberação de crédito com um período de validade que varia de acordo com a instituição.
Avaliação do imóvel
Depois disso, o banco, por meio de uma empresa, engenheiro ou arquiteto, realiza a avaliação do imóvel a ser financiado para confirmar o seu valor.
Em seguida, o banco elabora o contrato que deve ser registrado em cartório, assinado por todas as partes e levado à agência bancária. Logo após a conclusão desta etapa final, é liberado o crédito e o vendedor é pago. Com isso, o comprador começa a pagar as prestações mensais para quitar seu imóvel.